A culinária japonesa chegou ao Brasil por meio dos imigrantes orientais que vieram ao país trabalhar nas lavouras, no início do século XX.
Atualmente, o Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhões de pessoas.
No início, os brasileiros estranharam o consumo de peixe cru e a utilização de hashi, ao invés de talheres. Mas a partir da década de 1990, o hábito de consumir as comidas típicas da culinária japonesa se popularizou no Brasil, muito por conta da busca por uma alimentação mais saudável, que se tornou prioridade para os brasileiros nas últimas décadas. Os restaurantes também foram grandes responsáveis, passando a oferecer sistemas de rodízio e self – service por quilo, com preços mais acessíveis e aumento na variedade dos produtos.
O consumo da comida japonesa tem sido alvo de altas demandas, se tornando difundida em todos os públicos, incluindo crianças e idosos. Porém, toda essa miscigenação cultural faz com que haja necessárias adaptações e incorporações de costumes, criando novos elementos.
A culinária oriental é riquíssima em temperos e molhos, e chegou a passar por algumas adequações no Brasil para agradar a todos os paladares. Hoje em dia, uma das gastronomias mais populares em São Paulo e no Brasil todo, é a gastronomia japonesa; seja em rodízios ou por delivery.
Porém, os mais tradicionais Nisseis e Sanseis, preferem as receitas originais, e costumam fazer os pratos típicos em casa ou frequentar restaurantes que fazem questão de manter o costume, como alguns do bairro da Liberdade em São Paulo ou lugares típicos que não aderiram às preferências nacionais.
Dos anos 1990 para cá, diferentes cidades brasileiras foram tomadas por rodízios de comida japonesa. Eles permitem conhecer a saborosa gastronomia oriental, já que você tem a oportunidade de provar uma pequena porção de cada prato e descobrir que nem todos os pratos são feitos com peixe cru.
Nos restaurantes tradicionais japoneses é possível encontrar até três estilos de ambientes e cardápios: as receitas contemporâneas, tradicionais e os famosos rodízios.
Os restaurantes e fast foods de comida japonesa se tornaram tão populares que encontramos um em cada esquina, na praça de alimentação dos shoppings e podemos comer esse tipo de comida, até em restaurantes que não são especialistas, tudo para atrair cada vez mais o público apaixonado pela comida oriental.
A culinária oriental se tornou tão forte no Brasil que anualmente acontecem diversos festivais em várias cidades, com barracas de comidas típicas, shows, oficinas culturais e brincadeiras para celebrar essa cultura tão rica.