A miscigenação cultural faz com que haja necessárias adaptações e incorporações de um lugar para o outro, criando novos elementos e, muitas vezes, oportunidades. Esse é o caso dos diversos pratos típicos japoneses, chineses, tailandeses, muito apreciados no Brasil, mas que, em alguns casos, não fazem muito sucesso no próprio Japão ou em seus países de origem, por terem sido tão modificados que acabaram se tornando mais brasileiros do que orientais.
Com uma culinária riquíssima em temperos e molhos, e com paladares tão diferentes de um lugar para o outro no mundo, em certos casos, foi preciso passar por algumas adequações no Brasil para agradar a todos os paladares e deixar a nossa culinária ainda mais rica.
Hoje, a culinária japonesa está em alta no Brasil, com certas adaptações ao gosto ocidental, vem ganhando tradição e prestígio por ser uma opção gostosa, saudável, considerando a qualidade e a expectativa de vida dos japoneses.
Uma infinidade de pratos misturam ingredientes da culinária japonesa com a brasileira, criando diversas opções deliciosas.
Com muito peixe e frutos do mar, alguns pratos tradicionais dessa culinária ganharam novas versões e ingredientes para agradar ainda mais o paladar dos brasileiros.
Há alguns anos, seria impensável, por exemplo, que o brasileiro fosse gostar tanto de peixe cru, mas isso mudou e tem mudado muito nos últimos tempos.
Um dos clássicos da comida japonesa no Brasil é o temaki de salmão com cream cheese e os sushis feitos com couve, tomate seco, goiabada e cream cheese. Já para um nativo no Japão, as iguarias podem parecer muito estranhas.
No Brasil, o ramen vegetariano é um prato muito procurado, já os japoneses preferem ramens bem encorpados e um pouco gordurosos.
É possível saborear os diversos pratos de comida nos restaurantes típicos ou associados à culinária de outras culturas orientais, como a chinesa e a coreana, nos fast foods, food trucks, churrascarias e outros espaços de gastronomia em qualquer região do país.
A vinda dos imigrantes permitiu a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.
Uma cultura não entra em contato com outra sem se transformar. O resultado disso? São as opções de sushis preparados com cream cheese, maionese, morango, abacate ou manga, o sushi frito, croquete com aproveitamento do okara – resíduo do queijo de soja, harumaki recheado com goiabada e queijo, pastel com recheio de takenoko (broto de bambu), tofu (queijo de soja), temperado com azeite e pimenta-do- reino.
Explore essa mistura e aproveite os produtos da Alfa para saboreá-los com algumas receitas queridinhas dos brasileiros, como coxinha com farinha panko ou carbonara com macarrão para Yakissoba Alfa!
Use a criatividade e aproveite o melhor das culinárias ocidentais e orientais.